domingo, 9 de janeiro de 2011

Os Kurt's da minha vida.

Estava aqui a ver o Nuno Norte (com este apelido, só podia ser bom) a cantar o “Come as You Are” e lembrei-me daquele dia em que chorei baba e ranho, porque a minha mãe não me deixou ir a Cascais ver o concerto dos Nirvana. Eu era demasiado nova para fugir de casa (mas só por uns dias) e nem sequer sabia se Cascais ficava longe ou perto da “santa terrinha”. De modos que a coisa não se deu. Além disso a minha mãe nem sequer sabia o que era isso dos Nirvana - e acreditem que pôr um CD a tocar, para ela ouvir, não foi uma ideia boa. Ainda por cima, o mano fez questão de lhe explicar o significado da palavra rape. Não foi bonito. Pensei que, ver os Nirvana ao vivo seria mais uma das coisas que eu iria fazer quando fosse mais velha. Mas não, ele tinha que dar um tiro na cabeça e estragar-me os planos (bad joke). Mais baba e ranho naqueles dias. Pelo menos não tinha o penteado do Bieber.

Continuei fã incondicional da banda e, anos mais tarde, baptizei um cocker spaniel, que uma “ex-alma gémea*” me deu, com o nome de Kurt. [* If you know what i mean, Ricardo?]

Como muitas outras coisas que os filhos acabam por "despejar" em casa dos pais, o Kurt, por razões alheias à minha vontade, acabou por ir viver para a “santa terrinha”. A qualidade de vida dele aumentou 200%, e isso foi o mais importante. Jardim para correr, amiguinhos de 4 patas para brincar e, mais importante do que isso, estava sempre alguém em casa. Os cocker sofrem muito com a solidão.

O Kurt, ano após ano, acabou por ser o “neto” que os meus pais (ainda) não tiveram. O «ainda» está ali por razões meramente psicológicas. Adiante. Foi a alegria daquela casa. Mas, infelizmente, já não está cá. A família andou deprimida durante semanas a fio. Dizem que não querem mais cão nenhum, que aquele foi “O” cão.

O Kurt Cobain marcou uma geração inteira. “O” Kurt marcou a minha família.

2 comentários:

  1. Acredito nas tuas palavras. eu tenho presentemente dois cookers . morreu um aa velha em setembro com 14 anos
    foi muito doloroso . eu sei o quanto, nós que gostamos de cães vê-los partir
    kis :=(

    ResponderEliminar
  2. :(
    Há que lembrar as alegrias e os momentos bons! Só quem tem amor pelos animais percebe isto!!
    **

    ResponderEliminar