sábado, 23 de outubro de 2010

A Dona Maria

A D. Maria é a minha vizinha de baixo e, hoje, apetece-me escrever sobre ela. Porque ela é a pessoa que, no meio da frieza do dia-a-dia de quem vive numa cidade, me faz sentir que não sou só mais uma.
É uma senhora com 84 anos que vive sozinha, porque perdeu o companheiro de décadas há 3 anos. Uma senhora que está constantemente a esconder os seus problemas, para “não apoquentar ninguém”, como ela diz, mas que está sempre preocupada com os dos outros. Uma senhora que fica perturbada com o meu possível cansaço, quando chego mais tarde do trabalho, embora caminhe curvada, quase num ângulo de 90 graus, para suportar as dores nas costas. Uma senhora que tem imensos problemas de saúde mas que fica abalada com as minhas constipações, quando me ouve tossir à noite. Uma senhora que quando me vê ao fim do dia e se vai “recolher” me diz até amanhã e acrescenta “tudo de bom para si” com tamanha genuidade que me deixa uma lágrima no canto do olho.
Por tudo isto e muito mais, a D. Maria tem um lugar especial no meu coração e os seus 84 anos, às vezes, fazem-me um nó na garganta e no peito!

1 comentário:

  1. :) A Dona Maria ficará feliz se souber disso, sobretudo, porque fazem as coisas sem 2ªas intenções.

    ResponderEliminar