quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Maratona de Cartas 2010! Querem participar? (Porque os blogues também servem para isto!)

Todos os anos, a Amnistia Internacional (AI) reúne pessoas pelo mundo inteiro com um objectivo: denunciar casos de violação dos direitos humanos. Esta altura do ano é escolhida simbolicamente, uma vez que no próximo dia 10 de Dezembro se celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

A violação dos direitos humanos acontece, quase sempre, no segredo, contando com o silêncio e o medo de quem é abusado. A Maratona de Cartas é isso mesmo: milhares de pessoas, no mundo inteiro, a escrever cartas para dirigentes parlamentares, presidentes de países, chefes de polícia, etc.

O objectivo é “entupir” as caixas de correio dos destinatários com milhares de cartas, mostrando que o mundo sabe o que se passa, que o segredo acabou!

No ano passado foram escritas em Portugal mais de 3000 cartas!

Para aqueles que estão em perigo, cada carta funciona como "uma voz na escuridão", dando-lhes conforto e esperança. E, nalguns casos, já ajudou a encontrar pessoas “misteriosamente desaparecidas”.
Todos os anos, a AI escolhe cinco casos (de acordo com a sua gravidade). Os deste ano acabaram de chegar à minha caixa de correio.

É só copiar a carta escrita pela AI, assinar e enviar.

Basta assinar o primeiro e último nome (e nem precisa de ser o nome verdadeiro, o importante é o número total de cartas e não quem a escreveu) e o nome do vosso país.

Se não puderem enviar (devido ao preço do selo) podem fazer chegar a(s) vossa(s) carta(s) à AI e eles enviam. Basta procurarem, na net, informação sobre um núcleo da AI perto da vossa localidade.

Pessoas que tenham dificuldade em escrever também podem imprimir a carta e assinar em baixo (embora manuscrita tenha maior impacto).

Nos próximos post’s vou publicar as cartas. Se quiserem participar…

Não custa nada e significa muito!

Esta campanha decorre até ao dia 10 de Dezembro!

Vá lá! Participem! É (quase) Natal, carago!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário