sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

1986* - O ano em que eu me zanguei com o Menino Jesus.

Nunca houve muitas prendas lá em casa. Uma por bota, e olha lá! Mas a emoção era três ou quatro vezes maior do que a dos miúdos que hoje recebem 50.
Corria o ano de 1986 e, ao jantar, alguém levantou a possibilidade de o Menino Jesus não passar por nossa casa. “O MENINO JESUS VEEEM!!” E veio!
A emoção de ver que tinha qualquer coisa dentro da bota foi diminuindo à medida que me aproximava dela. Peguei na prenda, perplexa, e olhei para o meu irmão, que mirava a dele com a mesma incredulidade. Eram iguais.
Eu não queria acreditar que o Menino Jesus nos tinha trazido, como prenda, um pacote de figos! Fi-gos?
Mas, acima de tudo, o que eu não conseguia perceber era: como é que ele (que sempre me disseram que via e sabia tudo) não sabia que nem eu, nem o meu irmão, gostávamos de figos!?!
Imperdoável Menino Jesus, imperdoável!

Uns anos mais tarde, quando percebi que o Menino Jesus era, afinal, o meu pai, fiquei muito magoada. Foi uma forma muito insensível de acabar com a treta do Menino Jesus, pensei. Hoje, muiiiitos anos mais tarde, admiro-o pela sensibilidade de ter começado com a "treta" do Menino Jesus, porque, a ele, nunca lhe puseram uma prenda na botinha. Ele, nem botinha tinha, andava descalço.


* E pensam as pessoas que o acontecimento mais importante, desse ano, foi a entrada de Portugal na, então, CEE... Por favor!

Imagem original: "Mafalda", de Quino.

2 comentários:

  1. Posso dizer uma coisa que vai soar extremamente ridícula? eu quase desatei aos prantos por encontrar um oásis no mar das futilidades blogóticas d'hoje em dia xD.
    subscrito o blog.
    adiante, hoje em dia o que é bonito é encher os putos de caprichos. no meu tempo não era cá uma prenda por pessoa (nem vou ser mentiroso e dizer que era), mas não era isto que é agora. os putos fazem birras e ganham tudo e no fim de contas não valorizam nada. os nossos pais é que sabiam o que era... com é aquela palavra muito "in vogue"? Ahm... contenção? isso. e o menino jesus não foi lá muito amiguinho xD. podia me ter dado os figos a mim (quer dizer tecnicamente em 86 não me dava nada que ainda faltavam 3 anos pra eu nascer)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada!! (corei)

    Vê lá se o Menino Jesus te traz figos este ano? :p

    Ninguém nasceu em 89... nem nos outros anos que se seguiram, isso é um mito. :/

    ;)

    ResponderEliminar