sábado, 25 de setembro de 2010

Blogue querido, tás f*dido

Dizem que saber ouvir é uma qualidade. Dizem, os que privam comigo, que sou boa ouvinte, que sou ponderada e que dou bons conselhos. Pois eu digo que a suposta qualidade me começa a parecer uma maldição! Pronto, maldição é exagero, mas este carimbo-de-boa-ouvinte não que dizer, necessariamente, que ouço as pessoas e lhes dou atenção porque não tenho nada para dizer! É que, por estranho que possa parecer, os bons ouvintes também gostam de ser ouvidos (suuuuurpresa!!!) e apreciam mais conversas em diálogo do que em monólogo!
Depois há as pessoas que gostam de brilhar (pensam elas!) monopolizando conversas e tentando falar mais alto do que os outros, para serem notados. E quando vários espécimes deste género se juntam, a determinada altura, está tudo aos gritos e ninguém percebe nada! Quando isto acontece, a mim só me apetece CALAR! Ficar a ver o concurso: eu-falo-mais-alto-do-que-tu-porque-digo-coisas-mais-intilegentes-e-todos-têm-de-me-ouvir. Eu vou beberricando o que tenho no copo (quanto mais alcoólica for a bebida, melhor) e fico ‘prali a assistir aquele doloroso cenário! Normalmente consigo manter os pensamentos suicidas longe de mim, até alguém se sair com qualquer coisa do género: “Tás tão caladinha! Que se passa?”
E se, pontualmente, tenho o atrevimento (digamos assim) de falar mais do que o normal (isto, obviamente, de acordo com a bitola dos palradores que privam comigo) lá vem um qualquer Agente da Autoridade Palradora fazer-me a devida admoestação: “Hoje tás c’a corda toda!”
Mas, afinal de contas, o que é isso de ser “bom(a) ouvinte”? Não dispomos todos daquele apetrecho a que chamam ORELHA? E não temos todos um par delas? Será que eu tenho mais e nunca ninguém me disse? Será que têm vergonha de me dizer: “Olha, tu tens aí outra orelha! Nunca tinhas reparado?” (Como quando nos omitem que temos vestígios do almoço entre os dentes e só descobrimos à noite, quando chegamos a casa!)
E, já agora, todos temos uma boca. Mas é mesmo só UMA!
Pois eu, também quero o meu “bom ouvinte”!
Querido blogue… tens potencial para isso, e não tens escapatória! Porquê? Porque eu é que mando nos teus ouvidos e eu digo que tens 345 pares deles! E são todos meus!
Ah, e não tens boca!
Tem lá calminha que não te vou transformar num blogue catártico… mas, de quando em vez, vai-te calhar.
Atenciosamente, a tua querida palradora.
I <3 YOU!

Sem comentários:

Enviar um comentário