terça-feira, 7 de setembro de 2010

Nunca mais me esqueci de si!

Algures numa pequena vila  Minhota, ao final de uma manhã de segunda feira...

Depois de levantar dinheiro numa máquina multibanco, contemplava estupefacta o saldo que aparecia no talão de levantamento (como deve acontecer com a maioria dos portugueses)!! Estava tão distraída (e, provavelmente, em choque) que só depois de alguns segundos percebi a silhueta de uma pessoa, do meu lado esquerdo (mesmo quase em cima de mim).

Pensei... VOU SER ASSALTADA!!! Vão-me levar os últimos tostões que tenho!
Olhei pelo canto do olho e vi um idoso de bengala (seguramente com mais de 80 anos)... e repensei... VOU SER ASSALTADA POR UM IDOSO?!?!?!
Quando me preparava para lhe fazer o meu olhar intimidador (que resulta quase sempre) o senhor estendeu-me a mão, empunhando a sua caderneta, e esboçou um sorriso do mais humilde que pode haver (e por ser "bi-dente" ficou com um ar, ainda mais, enternecedor)...

Pensei: Vai dar-me dinheiro?!... o meu ar desolado, perante a desgraça das minhas finanças, teria sido assim tão evidente?! Que vergonha!

Na realidade, aquele senhor de ar tão frágil, queria saber se a reforma já tinha sido depositada na conta dele!!! Estava a dar-me a caderneta porque não sabia utilizar a caixa automática.

Vocês estão a pensar: ELA ASSALTOU O IDOSO!!!!
Claro que não! Nem sequer o pude ajudar, porque ele não sabia o código da caderneta!! Disse-lhe para ir dentro da agência e pedir a um dos funcionários do balcão para consultar o saldo.

Vocês repensam... Ela não assaltou o idoso porque ele não sabia o código da caderneta!!!!!
Parem!!!

Já passou mais de um mês e, volta e meia, lá me vem este senhor à memória... será que faz aquilo habitualmente ou eu tenho ar de pessoa (muito) honesta? Se for a 1ª hipótese, este senhor corre sérios riscos! Será que não tem um familiar que lhe possa tratar destas coisas? Será que os familiares que tem são piores do que estranhos?
Enfim... espero que o senhor (a quem não perguntei o nome) encontre sempre pessoas honestas, que lhe vejam o saldo e lhe entreguem a caderneta com esse mesmo saldo intacto! Ou melhor, espero que o senhor não consiga memorizar o código da caderneta para não correr riscos, porque, INFELIZMENTE, pessoas honestas... são animais em vias de extinção!!!!

Lamento que se tenha cruzado comigo num momento em que a falta de finanças atormentava a minha cabeça... porque talvez o senhor tivesse cruzado o meu caminho para eu lhe explicar que não deve fazer isso!! Mas quando levantei a cabeça, depois de arrumar a carteira dentro da mala, o senhor tinha desaparecido! Não sei se são remorsos mas o que é certo é que ... NUNCA MAIS ME VOU ESQUECER DE SI!!!!

3 comentários:

  1. Caramba! A evolução é péssima para que não tem a capacidade de a compreender, ou não têm ninguém que se preocupe em ajudá-lo. Infelizmente, há muitos idosos que não têm ninguém e, também, não têm maldade.

    Já me aconteceu algo de género e em Lisboa, a Sra. de muita idade deu-me o porta-moedas e disse se eu podia tirar a quantia que a Sra. da caixa estava a pedir.

    ResponderEliminar
  2. Fico feliz por saber que existem (pelos menos) duas pessoas honestas em Portugal :)

    ResponderEliminar
  3. Hum. Não admira que tantos idosos sejam assaltados e enganados todos os dias em Portugal! É triste...

    Ass: JP

    ResponderEliminar